Especialidades Médicas: O Que São E Como Escolher A Ideal Para Você

· 3 min read
Especialidades Médicas: O Que São E Como Escolher A Ideal Para Você

Para isso, atua na prevenção, diagnostico e tratamento de distúrbios da comunicação, como surdez, gagueira, problemas de  dicção, entre outros. Além dos casos de COVID-19, esse profissional atua em diversas áreas que incluem a promoção de vida e a reabilitação social. Isso porque são esses profissionais que amparam os pacientes nos processos de alimentação, cuidado e administração de medicamentos. O que explica esse crescimento expressivo é que grande parte da força de trabalho da saúde no Brasil é composta por esses profissionais. São diversas opções de cursos e especializações que atendem a diferentes perfis profissionais. Além disso, o cenário da pandemia destacou a carência por determinados profissionais, que muitas vezes não é atendida.


  • Ramo da medicina que cuida dos olhos – um oftalmologista é capaz de realizar exames, tratamento e prevenção de casos como catarata, glaucoma e até cegueira.
  • As primeiras áreas da Medicina a se organizarem como especialidades foram a Cirurgia, Pediatria, Cardiologia e Ginecologia e Obstetrícia.
  • A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza quantidades mínimas de radiação para realizar exames diagnósticos, tratamentos terapêuticos e para auxiliar em procedimentos cirúrgicos.
  • Essa é uma percepção que o próprio paciente, que também é um cliente, pode atestar, ao escolher determinada clínica médica para se tratar.
  • Ou seja, a área engloba todas as áreas não cirúrgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades.


Sendo assim, e pensando no bem-estar do médico, a Mediflix coloca à disposição dezenas de cursos que podem ser feitos online. Você pode escolher o tema, e estudar de onde quiser, e na hora que puder. Com profissionais renomados no mercado, e com vasta experiência na atuação profissional, as aulas são ministradas de forma online. A Mediflix entende a importância desses cursos de atualização para profissionais da saúde, e, por isso, entrega todos eles com a máxima competência e garantia de qualidade.

Especialista Em Medicina De Emergência


Busca precisão na incerteza; procura o todo, mas se atenta aos detalhes. Chama-se de clínico e, mais frequentemente de clínico geral, todo médico graduado, sem qualquer especialização. A Medicina é uma profissão que requer muito cuidado e responsabilidade, pois você lidará diretamente com a vida de uma pessoa.

Rotinas Intensas Da População Podem Estar Associadas Ao Aumento De Diagnósticos De Câncer Colorretal


Outra particularidade das áreas de atuação da  medicina é que muitas delas têm caráter multidisciplinar e, por isso, atraem médicos de diversas especialidades. Um exemplo é a área de cirurgia videolaparoscópica, que pode ser um caminho para cirurgiões gerais, cirurgiões do aparelho digestivo, coloproctologistas, ginecologistas, entre outros. É importante oferecer diferentes especialidades médicas para atender bem os pacientes, aumentar o público alcançado e ter uma boa rentabilidade na sua clínica. Devido à sua complexidade, esta especialidade médica exige 2 anos de residência em clínica médica e mais 3 (três) anos de estudo em oncologia.  leia mais aqui  clínica oncológica pode contar com o auxílio de diversos profissionais da saúde para atuar na recuperação e manutenção da qualidade de vida dos pacientes. Esta especialidade ainda engloba a prevenção de doenças e medicina interna, com visita a pacientes internados.

A Nutrologia tem na Terapia Nutricional Parenteral e Enteral Adulto Pediátrica sua área de atuação formalmente constituída, com prova inclusive. Entretanto, outras áreas consagradas de atuação do nutrólogo existem como a Obesidade, Nutrologia Esportiva, Nutrologia no Idoso, etc.  cbos nutricionista , a Nutrologia tem na Terapia Nutricional Parenteral e Enteral Adulto sua área de atuação formalmente constituída, com prova inclusive. Neurorradiologia é uma subespecialidade da radiologia que se foca no diagnóstico e caracterização de anormalidades do sistema nervoso central e periférico, medula espinhal, e cabeça e pescoço. Os métodos de imagem empregados primariamente são a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.